Julio Zaguini, Diretor de Agências do Google Brasil

O verdadeiro poder da tecnologia sobre a propaganda é o de eliminar as fronteiras e libertar os mais brilhantes insights

O trabalho “100 casos de marketing em sites de redes sociais: cenário brasileiro (2006-20014)” conduzido pelo ESPM Media Lab nos convida a refletir sobre como a evolução da tecnologia dos meios tem ampliado o rol de possibilidades para estabelecer conversas com os consumidores de uma nova geração, com novos hábitos de consumo e novas formas de acessar conhecimento.

As agências de publicidade brasileiras estão entre as mais criativas e premiadas do mundo. Cases analisados pelo estudo da ESPM, como Retratos da Real Beleza da marca Dove, provam que se antes a tecnologia disponível poderia limitar a execução de ideias criativas, hoje ela está à frente, permitindo interações extremamente pessoais, mesmo através das telas de um computador, tablet ou celular.

As campanhas aqui apresentadas mostram que é possível romper as barreiras da imaginação não apenas na forma como se trata o conteúdo, mas também em termos de alcance, segmentação e resultado, já que mais de 1 bilhão de pessoas – quase quarenta por cento de todas as pessoas na internet – acessam o YouTube todos os meses, por exemplo.

Nesse contexto, os anunciantes e as agências de publicidade do mundo estão sereinventando. É preciso se adaptar a uma realidade em que os caminhos para entrega das mensagens das marcas se multiplicam rapidamente.

Na vanguarda da criação, as agências do Brasil ainda têm um grande caminho pela frente no desenvolvimento do talento tecnológico. Mas desde já, vemos iniciativas como a deste trabalho que trazem grandes exemplos para inspirar a indústria a olhar para o digital em toda sua beleza de possibilidades.

Julio Zaguini,
Diretor de Agências do Google Brasil

FaracyJulio Zaguini, Diretor de Agências do Google Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *