Empresa: CicloIguaçu
Segmento da empresa: Mobilidade Urbana
Descrição:
A CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu) é uma organização sem fins lucrativos que visa fomentar a cultura da bicicleta como meio de transporte em Curitiba e região metropolitana. Foi fundada em maio de 2011 e tem realizado um importante papel na construção de políticas públicas para o uso da bicicleta, procurando estabelecer diálogos construtivos com o poder público e demais instituições da sociedade civil.
Em 2014, a CicloIguaçu conquistou a liberação de um terreno público abandonado para a construção da Praça de Bolso do Ciclista de Curitiba. Mais que o nome, a praça também é diferente no conceito: ela foi proposta por uma associação de ciclistas, que tiveram a ideia de aproveitar um terreno público que estava abandonado. Com o aval da prefeitura, eles construíram a praça em mutirão, com a ajuda de voluntários.
O objetivo é que a praça funcione como um ponto de encontro dos ciclistas, com paraciclos e pontos para recarregar bicicletas elétricas. Os ciclistas querem transformar o lugar também em um espaço cultural: já programaram projeções de vídeo na parede do prédio anexo, montaram um pequeno palco para shows e abriram espaço para uma galeria de arte urbana, onde serão feitos grafites.
A comunicação da praça com os cidadãos foi feita inteiramente via Facebook. Com postagens diárias, convidando as pessoas para participarem do mutirão e das atividades culturais que o grupo fomentou.
Objetivo(s)/Tipo(s) de ação(s): Relacionamento
Ano: 2014
Canais: Facebook e YouTube
Agência de comunicação: CicloIguaçu
Repercussão/ Resultados:
As conquistas do bom relacionamento estabelecido na rede social Facebook, foram além do plano digital.
Centenas de pessoas participaram da construção da praça, em seus 19 mutirões. E milhares frequentaram e continuam frequentando as atividades culturais promovidas no espaço.
A praça e a sua presença on-line são protagonistas de reflexões sociais. O projeto ressalta a importância do envolvimento das pessoas na construção de uma cidade mais humana e criativa.
Mesmo sem orçamento para emulsionamento página, mantem um alcance médio diário de 6 mil pessoas. Sendo que nos 4 meses de existência, conquistou 5.505 curtidores.